Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente -PPSTMA

Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA

Site do VIII SNCMA (2017)

Anais do SNCMA

Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA, é um evento de divulgação científica organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – PPSTMA do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

O evento foi avaliado com nota E3 na avaliação quadrienal (2013-2016) do Qualis Eventos feita pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a Área de Ciências Ambientais. Está em sua oitava edição e caminha para tornar-se referência na socialização de pesquisas envolvendo as temáticas ambientais, numa discussão multi e interdisciplinar entre ciência, saúde, tecnologia e meio ambiente. O PPSTMA é um Programa vinculado à área de Ciências Ambientais na CAPES e o evento é orientado pelas diretrizes da área e pelos pressupostos teórico-metodológicos do saber ambiental. Temos como parceiras diversas instituições que tem apoiado e dado suporte e fomento para a realização periódica desse evento, com destaque para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Renomeada para Secretaria de Gestão, Planejamento e Tecnologia no ano de 2016) do Município de Anápolis, que é parceira desde a primeira edição. Ainda destacamos parcerias com a FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), CAPES (desde 2013) e ANPUH/GO (Associação Nacional de História – Seção Goiás), e parcerias acadêmicas com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Presidente Prudente) por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG); com a Universidade de Brasília (UnB) por meio do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS); e com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) por meio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC); dentre outras instituições que apoiam esporadicamente o evento.

Histórico

2010

Em 2010 realizou-se o I Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA) promovido pelo Mestrado Multidisciplinar em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. A estréia do Evento teve como tema gerador: “Progresso, consumo e natureza – desafios aos homens”, destacando a participação de nomes internacionais e nacionais nas discussões de trabalhos nas seguintes modalidades: painéis, comunicações livre, mesas redondas e conferências.

2011

No ano de 2011 para a segunda edição do Simpósio firmou-se parcerias com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação, a Secretaria Municipal de Educação e ANPUH/GO. O evento com temática “Cuidar da Terra para salvar o homem – contribuição da Educação Ambiental”, teve como objetivos debater sobre questões importantes relativas ao conhecimento sobre o meio ambiente e a sua preservação; identificar formas interdisciplinares de compreensão da realidade ambiental; conhecer experiências e os desafios da Educação Ambiental; iniciar projeto de formação continuada de educadores ambientais; Iniciar nas escolas de Educação Básica da cidade formação de educadores ambientais; provocar sensibilização na comunidade sobre os problemas ambientais; oferecer aos órgãos públicos oportunidade de discutir a produção acadêmica sobre riscos ambientais, qualidade de vida e meio ambiente; oportunizar a pesquisadores espaço de divulgação de seus estudos; publicação de Anais com as palestras e textos aprovados para apresentação no evento destinou-se a discutir temáticas. Para atingir estes objetivos organizaram-se discussões na seguinte forma de apresentação: painel, comunicação livre, mesa redonda e conferência. Discutiu-se sobre a relação meio ambiente e água; cidade; saúde; história ambiental; educação ambiental e tecnologia. Os textos encaminhados foram apreciados e publicados no Anais eletrônico. O Evento também inaugurou o Curso de Formadores de Educação Ambiental (Parcerias UEG/UniVANGÉLICA/Secretarias Municipais de Anápolis) e formou o Grupo de Trabalho em História Ambiental/Goiás.

2012

Em sua terceira edição, ocorrida nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2012, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação. A temática norteadora “Meio Ambiente e Sustentabilidade: diálogos e perspectivas”, teve como finalidade trazer para o debate temas de relevância para as questões ambientais que estão na ‘ordem do dia’. Ante a crise ambiental mundial discutir sobre cidade, natureza, sustentabilidade, produção sucroalcooleira, sociedade do consumo, história ambiental, governança global e ambiental, tecnologia e meio ambiente, saúde e meio ambiente, qualidade de vida tornou-se recorrente nas acadêmias e nos meios de comunicação, os quais têm colocado em pauta as notícias e opiniões de especialistas acerca da necessidade de se repensar nosso entendimento e relação com o meio ambiente.

2013

A quarta edição do Simpósio foi realizada durante o Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão (CIPEEX) do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, entre os dias 21 e 24 de outubro de 2013, e teve como tema norteador “Ciência, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade”. As atividades envolveram discussões sobre políticas públicas, meio ambiente, ciência, tecnologia, saúde e sustentabilidade; sendo realizadas mesas redondas, conferências, apresentação de simpósios temáticos, filmes e exposição de painéis.

2014

Em 2014 o tema norteador do evento foi “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento”. Em sua quinta edição, o Simpósio foi realizado entre os dias 27 a 29 de outubro, e contou com a presença de palestrantes renomados internacionalmente, como é o caso do prof. Dr. Mark Stoll (Texas Tech University – EUA), prof. Dr. Stephen Bell (University of California – UCLA, Los Angeles), prof. José Augusto L. Drummond (Universidade de Brasília – UnB), entre outros. Como fruto dos Simpósios Temáticos apresentados no evento, uma edição Especial da Revista Fronteiras – Journal of Social, Technological and Environmental Science foi lançada contendo os artigos dos melhores Trabalhos apresentados.

2015

No ano de 2015, o Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA) foi realizado durante o II Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão (CIPEEX) do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, com a temática “Luz, Ciência e Vida“, durante os dias 28 de outubro a 03 de novembro. Nesta edição do evento, foram realizados Mesas Redondas, Minicursos, Palestras, Simpósios Temáticos, Visita de Campo, e também uma reunião do Grupo de Trabalho de História Ambiental da Associação Nacional de História – Seção Goiás (ANPUH-GO). Entre os principais palestrantes, estiveram Marcel Burzting (CDS/UnB, Brasília, Brasil); Ken Gnanakan (William Carey University); James Augusto Pires Tiburcio (Azim Premji University, Bangalore, Índia); Gerd Kohlhepp (Universität Tübingen, Baden -Württemberg Alemanha); João Klug (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil); Sterling Evans (Universidade de Oklahoma, Estados Unidos); Stephen Bell (Universidade da Califórnia – UCLA, Los Angeles, Estados Unidos); Pamela Slotte (University of Helsinki, Finlândia), entre outros nomes nacionais e internacionais. Os resumos expandidos dos trabalhos apresentados nos Simpósios Temáticos, foram publicados nos Anais Eletrônicos do evento.

2016

A sétima edição do Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA), realizada entre os dias 24 a 27 de outubro de 2016, teve como temática “Ciência, Meio Ambiente e Alimento“. Além das tradicionais atividades, como Conferências, Simpósios Temáticos, Exposição de Painéis, Visitas de Campos, entre outras, esta edição também acolheu o I Colóquio Cidadania e Qualidade de Vida, com o tema “Redes Digitais da Cidadania“, que aconteceu no dia 27 de outubro. O evento foi um espaço para divulgação de pesquisas científicas em diversas áreas, e colaborou para agregar conhecimento aos participantes. Nesta edição, destacamos a participação dos conferencistas Susanna Hecht (University of California, Los Angeles); Judith Carney (University of California, Los Angeles); Valdir Fernandes (UTFPR); Jaison Pereira de Oliveira (EMBRAPA); entre outros nomes.

2017

O Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA) é um espaço de diálogo e divulgação de estudos acerca de temáticas relacionadas à sustentabilidade e questões ambientais. No decorrer de suas edições professores/pesquisadores e comunidade geral têm participado e promovido discussões relevantes acerca das temáticas. A partir deste histórico de realização contínua do evento, sempre levando em consideração as comemorações relativas a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA se propõe a realizar em 2017, mais uma edição do evento durante os dias 23 a 27 de outubro. Esta edição também irá acolher a III Escola de Pós-Graduação da Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA) e o III Seminário de Integração das Equipes do Projeto Novas Fronteiras no Oeste (PROCAD/CAPES).

Share

Nível:

Mestrado

Doutorado

Avaliação da Capes:

Conceito: 4

Duração:

Mestrado: 2 anos

Doutorado: 4 anos

Coordenação:

Coordenadora:
Giovana Galvão Tavares

Vice-coordenadora:
Vivian da Silva Braz

 

Notícias